«

»

Jun 20

Print this Post

Despedida do Fenômeno

Demorei um pouco para escrever sobre o tema para poder ter uma visão mais global sobre a repercussão da despedida do Ronaldo.

Dos atletas que vi jogar, com certeza ele foi o melhor centro-avante dentro e fora de campo. Embora muitas pessoas tem medo de tocar no assunto, mas eu comparo o Ronaldo ao Pelé fora de campo. Digo mais, acho até que o Ronaldo foi melhor que Pelé fora de campo, dentro de campo não posso falar, porque não vi Pelé jogar.

O Ronaldo saiu do Brasil muito cedo, quem sabe isto o tenha feito amadurecer mais rapidamente. Eles fez uma trajetória profissional muito correta, saiu do Brasil, foi para um campeonato europeu mais fraco (Holanda) se acostumando com o estilo europeu e reestruturou seu corpo e modo de jogar. Depois despontou nos principais campeonatos europeus (Espanha e Itália), na época o campeonato inglês não era tão importante como agora, se destacando durante anos como o principal atacante do mundo.

Suas lesões no joelho foram horríveis do ponto de vista técnico, mas se formos pensar na construção da imagem do jogador. Elas proporcionaram que um jogador desacreditado por muitos se recuperasse não só uma vez, mas duas vezes, calando a boca dos críticos com muita humildade e dignidade. Acredito que a maneira dele se comunicar com o público é tão sincera, que faz de fatos que poderiam derrubar a credibilidade de qualquer um, se tornassem apenas mais um episódio de pequena expressão se comparado as suas conquistas. A imagem criada pelo jogador é tudo o que um patrocinador quer: um ser humano (com seus defeitos e qualidades) vencedor e que se supera perante as dificuldades, humilde e sincero.

Parabéns Ronaldo! ou como uma marca aí diz…. pra sempre fenômeno!!!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>