A minuta da Lei Geral da Copa, elaborada pelo Ministério dos Esportes e que agora está em análise na Casa Civil, vai sustar as leis de gratuidade e de meia-entrada vigentes no território nacional para os jogos do campeonato. O argumento é que os preços dos ingressos serão definidos pela Fifa, que terá liberdade de “discutir” eventuais descontos com os estados e cidades-sede. As informações são do Congresso em foco.
Por: Felipe Sáles, em
Comentário:
Acredito que leis que padronizam os direitos de meia-entrada precisam ser pelo menos padronizados. Tenho bastante experiência com ingressos em grande eventos esportivos e é muito complexo administrar as diferenças de direitos de cidade para cidade, pois elas são muito diferentes. Às vezes você é obrigado a aceitar carteirinhas super fáceis de falsificar, pois alguma lei local diz que um determinado grupo de cidadãos tem desconto, mas a maioria das vezes, quando se faz a lei, não se obriga a ter um controle correto de quem são estas pessoas e como elas devem provar que são detentoras deste direito. Quem paga o pato é o cidadão comum e correto que não utiliza meios para conseguir este desconto.
Tem uma matéria muito interessante da revista Superinteressante que fala sobre isso e como as meias-entrada acabam penalizando a população como um todo. A matéria na integra, que só tem na revista física, fala ainda que o comum em outros países desenvolvidos é um desconto de 20%, na minha opinião muito mais aceitável.
Qual é a sua opinião? Faça seu comentário sobre este assunto.
Matérias na Integra:
Super interessante : http://super.abril.com.br/cotidiano/ingressos-seriam-mais-baratos-se-nao-houvesse-meia-entrada-634666.shtml
3 comments
Carol Ghorayeb
25/07/2011 at 16:30 (UTC 3) Link to this comment
Como ficam os donos de cadeiras cativas vitalícias? No Maracanã, por exemplo?
Bjs
Cesar Sbrighi
25/07/2011 at 17:28 (UTC 3) Link to this comment
Eu acredito que os donos das cadeiras do Maracanã vão acabar entrando no bolo dos “entrada gratuita” que vão perder este direito, pelo menos para a Copa. É muito estranho ter cadeiras particulares num patrimônio estadual, né? Mas se o governo disponibilizou a sua aquisição, tem que arcar com a consequência, pois acho que vai haver chuva de liminares na justiça. Como a lei que está sendo aprovada é federal, deve sobrepujar a outra que é estadual. Pelo menos acho que é isto que vai acabar acontecendo.
Sierra Rupalanite
20/12/2011 at 18:06 (UTC 3) Link to this comment
A Copa do Mundo da Ãfrica do Sul Ã? , tambÃ? m, a primeira a contar com transmissão de todos os jogos em canal aberto, em todo o território dos EUA.