«

»

Jul 26

Print this Post

Por internacionalização, Corinthians pode ter jogador da seleção chinesa

A ideia partiu do departamento de marketing, que pretende usar a força de sua fornecedora de material esportivo no país asiático (o mais populoso do mundo) para tornar o clube conhecido por lá, ainda que a contratação possa não ser um reforço necessariamente com a bola nos pés.

Tossiro Neto – gazetaesportiva.net – 26/07/2011

Comentário:

Mais uma aventura que o Corinthians se propõe a trilhar. Utilizar atletas de outros países é uma prática conhecida por equipes, para divulgar seu timno mercado externo. Na NBA quem utilizou muito este recurso foi o Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks, que contratou um mexicano, o Najera, que jogava só de vez em quando no time, mas o uniforme dele era uma dos que mais vendia na NBA. Os mexicanos compraram milhares de produtos do Dallas e dizem que até hoje é um dos times com mais simpatia pelos mexicanos, ele ainda contratou jogadores de adiversos países incluindo o Dirk Nowitzki, que foi até MVP. Hoje, a equipe conta com jogadores espanhóis, sérvios e franceses.

Posteriormente, o Houston Rockets contratou um jogador chinês Yao Ming, que era muito bom jogador (se aposentou esta semana) e também ajudou muito na divulgação do time e na venda de produtos licenciados (especialidade da NBA). A NBA abriu algumas lojas em Pequim, que funcionam até hoje.

Acredito que há um grande potencial a se explorar com o crescimento técnico dos times brasileiros nos últimos anos. Os grandes astros estão voltando e com eles a visibilidade no exterior.  O grande problema é saber equacionar bem a questão técnica e o marketing, há uma linha muito tênue que o marketing não pode atravessar. Se o marketing afetar o desempenho de qualquer equipe negativamente a torcida vai ficar muito desmotivada e o tiro pode sair pela culatra.

O que você acha do assunto? Até que ponto vale a pena afetar o desempenho de uma equipe para ter retorno financeiro?

Matéria Completa:

http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/07/corinthians/por-internacionalizacao-corinthians-pode-ter-jogador-da-selecao-chinesa.html

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>